Samsung patenteia conceito de TV completamente sem fios

Existem algumas maneiras de esconder ou camuflar o monte de cabos que ficam pendurados na maioria das TVs montadas na parede — cabos de energia, HDMI etc. —, mas nenhuma é tão verdadeiramente invisível quanto a tecnologia sem fio que foi recentemente revelada em uma patente que a Samsung registrou no Escritório Mundial de Propriedade Intelectual em março do ano passado. Ele elimina os cabos completamente, usando uma variação da tecnologia de energia sem fio que atualmente permite que você carregue seu telefone sem um cabo.

• Você já pode ir ao cinema e assistir a uma TV 4K gigante de 455 polegadas• TCL anuncia duas novas linhas de TVs com Google Assistente; preços começam em R$ 1.299

De todas as empresas que fabricam TVs, a Samsung parece estar mais dedicada à tarefa de minimizar e eliminar cabos esteticamente desagradáveis pendurados por baixo do aparelho que, de outra forma, costuma ser um dos eletrônicos mais elegantes em sua casa. Na CES 2017, a Samsung revelou um recurso inovador para a sua TV Q9 de pontos quânticos: todas as portas AV que você normalmente encontraria na parte de trás de uma TV foram movidas para uma caixa externa, deixando um único cabo fino voltando para a tela plana montada na parede que poderia ser facilmente colado na parede e pintado por cima.

Porém, eliminar completamente esses cabos ainda é a solução ideal. Formatos como WirelessHD, WHDI e WiGig permitem que você envie feeds de vídeo HD e até 4K para sua TV sem a necessidade de cabos conectando os dois, contanto que você esteja disposto a gastar o dinheiro extra nesse equipamento — mas os dias do cabo de força da sua TV podem finalmente estar contados também. Como observado pelo LetsGoDigital, a patente da Samsung detalha uma configuração que funciona de forma semelhante a como o seu smartphone é capaz de carregar sem fio quando colocado em uma plataforma de carregamento indutivo, mas a uma distância um pouco maior.

A tecnologia detalhada na patente difere de outras soluções de energia sem fio que estão finalmente chegando ao mercado, como os chips e transmissores Cota, da Ossia, que permitem que um dispositivo sugue a energia do ar a distâncias de até 3,65 metros.

A solução da Samsung ainda usaria bobinas e eletromagnetismo para induzir um movimento de corrente em distâncias curtas. O receptor, uma caixa que, nos documentos de patente, parece com uma barra de alto-falante, seria montado na parte inferior da TV, enquanto um transmissor correspondente seria localizado poucos metros abaixo dela, idealmente como parte de um centro de entretenimento em que seu cabo de alimentação poderia ser facilmente escondido.

De certa forma, é risível que seja necessário tanto equipamento adicional para substituir um arame fino com apenas alguns metros de comprimento. Mas também não há dúvida de que muitas pessoas estão felizes em gastar quantias exorbitantes de dinheiro aperfeiçoando suas instalações de TV, e isso poderia ser potencialmente mais barato do que pagar um pedreiro para perfurar buracos em sua parede para esconder os horrores dos fios.

Evidentemente, não há informações sobre quando poderemos ver esse recurso introduzido nas TVs mais importantes da Samsung — é apenas uma patente, o que significa que a Samsung pode também não construir esse negócio —, mas, sem dúvida, se for para ser lançado, ele faria sua primeira aparição em alguma CES futura, um desses eventos em que as fabricantes gostam de lançar as últimas, maiores e mais caras inovações em televisores.

[World Intellectual Property Office via LetsGoDigital via Slashgear]

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezesseis − sete =