Smartphones top de linha ganharão telas sensíveis à pressão no ano que vem

Telas sensíveis à pressão dos dedos podem se tornar o padrão a partir do ano que vem. A Apple tem o 3D Touch nos novos iPhones, e a Synaptics está fabricando uma nova touchscreen que diferencia entre toques leves e fortes.

>>> Como touchpads sensíveis à pressão podem tornar seu laptop mais útil

A Synaptics anunciou o ClearPad 3700, controlador de touchscreen que possui tecnologia ClearForce. Ela consegue sentir a pressão do seu toque na tela, e permite criar novas formas de interagir com o smartphone.

Como exemplos, a empresa cita menus contextuais, assim como vimos no iPhone 6S; rolagem de listas com velocidade variável; e novas formas de dar zoom em imagens – pressionando-as mais forte, como no Huawei Mate S.

Além disso, o controlador possui tecnologia SideTouch, que realiza certas ações com gestos na borda do smartphone. Por exemplo, o Xiaomi Mi4c permite tirar selfies tocando na lateral, ou voltar à tela anterior tocando duas vezes na borda. Com isto, também é possível deslizar listas sem obstruir a tela.

O ClearPad 3700 já entrou na fase de produção em massa. A Synaptics ainda não revela quais fabricantes usarão esse componente, mas diz que ele estará presente em smartphones no início de 2016.

[Synaptics via Liliputing]

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis + dezoito =