Teclado da Swiftkey usa rede neural para trazer previsões e é assustadoramente bom

Por mais que nossos smartphones fiquem cada vez mais espertos, a correção automática na digitação ainda é uma bagunça e não deixa de oferecer sugestões estúpidas. Bem, o novo teclado SwiftKey usa uma rede neural para pensar mais como um ser humano, e ele é quase bom demais nessa tarefa.

>>> Sistema que dá voz a Stephen Hawking foi criado por Intel e SwiftKey

Até agora, a maioria dos modelos de previsão para teclados usa software que analisa as últimas duas palavras digitadas, encontra a palavra que você é estatisticamente mais provável de digitar a seguir, e a sugere. É um modelo que pode funcionar, mas que ignora completamente o contexto de uma frase.

O novo teclado SwiftKey Neural, por sua vez, usa um modelo diferente. Ele atribui um código numérico a cada palavra, com base no treinamento que a rede neural recebeu sobre frases comuns na língua inglesa.

Depois que as palavras viram códigos, a rede neural consegue analisar a relação entre elas: “ela entende a semelhança entre palavras, permitindo-lhe compará-las em tempo real”, diz a empresa. Assim, a rede neural consegue prever qual palavra você digitaria a seguir, e faz a recomendação.

SwiftKey Neural (1)

Eu testei a versão alpha nos últimos dias, e a diferença é profunda: o teclado SwiftKey Neural é assustadoramente bom em reconhecer contexto. Eu quase nunca uso a previsão automática em teclados de smartphones, mas a palavra certa aparece tantas vezes com a rede neural que eu quase não sinto que estou escrevendo.

Este é um passo importante para facilitar o uso de smartphones, e mais do que isso, é um grande momento para a inteligência artificial. A SwiftKey conseguiu fazer um software que pensa na linguagem de forma muito mais humana, e sem exigir conexão a um supercomputador: o teclado “foi projetado especificamente para operar de forma local em um teclado do smartphone – um enorme desafio, dadas as limitações de recursos”.

O SwiftKey Alpha está disponível para download na Play Store: ele é gratuito, mas está disponível apenas em inglês. E ele está em versão alpha, o que significa bugs e falhas pelo caminho, embora eu não tenha visto nada além de boas previsões e estabilidade até o momento.

[SwiftKey Blog]

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *