Uber já está autorizado a circular pelas ruas de São Paulo

Como prometido, o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), assinou um decreto que autoriza o Uber e outros serviços de carona a circularem pelas ruas da cidade. Agora o Uber está legalizado e regulamentado em São Paulo.

>>> Haddad vai regulamentar Uber via decreto em São Paulo, já que vereadores não votam projeto
>>> Prefeitura de SP quer que Uber e apps de táxi aceitem pagamento via Bilhete Único

O modelo de regulamentação segue o proposto pela prefeitura há alguns meses: empresas como o Uber precisam comprar créditos da prefeitura para poder rodar pelas ruas da capital paulista.

O preço desses créditos depende do local e do horário, com o valor médio de R$ 0,10, segundo Haddad. Isso dará à prefeitura controle em relação a quantos veículos desses serviços estão nas ruas da cidade. A frota deve ser de 5 mil carros.

Motoristas ligados às empresas de serviços de carona só precisam ter carteira de habilitação profissional para operarem na cidade. Quem já dirige um carro do Uber não vai precisar fazer nada para continuar dirigindo.

E para acalmar os taxistas, Haddad liberou as faixas de ônibus (posicionadas à direita da via) para serem trafegadas por táxis mesmo sem passageiro. Eles também podem andar pelos corredores de ônibus (à esquerda da via) mesmo em horário de pico, caso estejam transportando um passageiro.

No Twitter, a prefeitura falou um pouco sobre a regulamentação:

“Vamos iniciar esse processo de regulação. Queremos manter o diálogo com taxistas, que eles participem e acompanhem” pic.twitter.com/6vr5gjCS6x

— Prefeitura SP (@prefsp) May 10, 2016

“Há espaço p/ outro serviço c/ moderação. Queremos serviço de qualidade p/ q haja modernização tbém do serviço individual” @Haddad_Fernando

— Prefeitura SP (@prefsp) May 10, 2016

“Quando mais tardarmos a regular, pior será para os taxistas e para as empresas que querem atuar com legalidade.” (@Haddad_Fernando)

— Prefeitura SP (@prefsp) May 10, 2016

“Vamos regular quantidade e preço para ajustar a demanda; nosso objetivo é garantir a qualidade do serviço” (Haddad) pic.twitter.com/qu2aGPbMNN

— Prefeitura SP (@prefsp) May 10, 2016

“Como todo o sistema novo, ele vai se aprimorando. A sociedade vai acompanhar; e com transparência, não há o que temer.” (@Haddad_Fernando)

— Prefeitura SP (@prefsp) May 10, 2016

O Uber já se pronunciou sobre a regulamentação e comemorou a conquista:

Há quase dois anos, a Uber iniciou suas operações em São Paulo.

Hoje tivemos o primeiro passo para garantir que aplicativos que fazem a intermediação de viagens por meio de tecnologia tenham um lugar na cidade. Seguimos com nossa missão de oferecer, ao simples toque de um botão, uma opção de mobilidade acessível e eficiente para todos.

[G1, Folha]

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *