Um dos Windows Phones mais populares do mundo agora pode rodar Android

Por muito tempo, o Lumia 520 foi o Windows Phone mais usado do mundo e do Brasil, graças a uma combinação de preço baixo e bom desempenho. Ele deixou de ser vendido e não recebeu o Windows 10 Mobile, mas a comunidade de entusiastas resolveu dar vida nova ao aparelho com o Android.

• O declínio da linha Lumia e o “plano B” da Microsoft para celulares com Windows
• Microsoft desiste de fazer smartphones para consumidores

O usuário banmeifyouwant do fórum XDA Developers divulgou um vídeo do CyanogenMod 13, baseado no Android 6.0 Marshmallow, rodando no Lumia 525 – uma versão do 520 com 1 GB de RAM.

O aparelho faz boot e roda alguns apps. O desempenho não é excelente, mas este smartphone de 2013 tem especificações modestas – o processador é dual-core de 1 GHz, por exemplo. E há mais trabalho pela frente:

Kernel do Linux faz boot
Linux faz boot
TWRP faz boot
Android faz boot
Tela funciona
Touchscreen funciona, mas precisa de mais calibração
Botões (Voltar, Windows, Busca) não funcionam ainda
Som não funciona ainda
Modem não funciona ainda
Wi-Fi não funciona ainda

O usuário diz que seu projeto funciona apenas no Lumia 520 e 525, e planeja lançar o instalador e o código-fonte no futuro próximo. No entanto, o armazenamento interno do Lumia 525 dele parou de funcionar, então ele precisa arranjar outro aparelho para continuar o desenvolvimento.

O Lumia 520 foi o Windows Phone mais popular do mundo por quase três anos, entre julho de 2013 e março de 2016, segundo a consultoria AdDuplex. Desde abril, ele caiu para segundo lugar; o pódio agora é liderado pelo Lumia 535.

[XDA Developers via Android Police]

Foto por Nadir Hashmi/Flickr

You may also like...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 17 =