Cloudflare vai oferecer “VPN para quem não sabe o que VPN significa” em seu app 1.1.1.1

A Cloudflare é uma empresa que oferece a sites proteção contra ataques DDoS e ferramentas para acelerar o carregamento. No ano passado, ela começou com um serviço de DNS próprio, o 1.1.1.1, com a promessa de privacidade e velocidade — ele está disponível inclusive como app para Android e iOS. Agora, o 1.1.1.1 vai dar um passo além e ter também um serviço integrado de VPN, o Warp.

• Google adiciona buscador pró-privacidade DuckDuckGo em opções do Chrome• Facebook retira seu app de VPN da App Store depois de a Apple alegar violação de regras• Apple declara guerra à tática sorrateira que te rastreia mesmo no modo anônimo do navegador

De acordo com o comunicado da Cloudflare, o Warp será uma “VPN para quem não sabe o que VPN significa”. Como o próprio site da empresa explica, a VPN (rede virtual privada) é um serviço de segurança que permite ao usuário acessar a internet como se estivesse usando uma rede privada, criptografando a comunicação e aumentando o grau de privacidade.

O que a Cloudflare promete em sua VPN?

O texto escrito pelo cofundador e CEO da empresa, Matthew Prince, comenta que é difícil convencer amigos e parentes a usarem VPNs — “Imagine tentar convencer um amigo que não entende de tecnologia a instalar um aplicativo que deixará sua conexão mais lenta e gastará mais bateria em troca de um pouco mais de segurança. Boa sorte.”

O Warp, portanto, tenta resolver esses dois problemas. Ele será integrado ao app 1.1.1.1, que já oferece o DNS da empresa e está disponível para Android e iOS. Além disso, ele oferecerá segurança e privacidade, criptografando os dados da sua conexão, ao mesmo tempo em que usa tecnologias para melhorar a velocidade da navegação. Para essa questão da velocidade, a Cloudflare usará a tecnologia da Neumob, uma startup adquirida pela companhia em 2017.

Enquanto outras VPNs reduzem a velocidade da Internet, a Warp incorpora todo o trabalho que a equipe da Neumob fez para melhorar o desempenho da Internet móvel. Criamos o Warp em torno de um protocolo baseado em UDP e otimizado para a Internet móvel. Também tiramos proveito da enorme rede global da Cloudflare, permitindo que a Warp conecte-se a servidores em milissegundos da maioria dos usuários de Internet do mundo. (…) Nossos testes mostraram que o Warp frequentemente aumenta de maneira significativa o desempenho da Internet. Geralmente, quanto pior sua conexão de rede, melhor o Warp deve fazer o seu desempenho.

A Cloudflare diz que o Warp terá o mesmo nível de proteção de privacidade do 1.1.1.1. Não será necessário dar qualquer dado pessoal de identificação para usar o serviço. A empresa também diz que não salvará informações que possam identificar usuários e não venderá nem usará dados de navegação para mostrar anúncios. A companhia também promete contratar auditores independentes para conferir estas promessas.

Como o serviço vai se sustentar?

De onde virá o dinheiro, então? Em primeiro lugar, a Cloudflare diz que, por já possuir uma infraestrutura de rede bastante abrangente para oferecer seus serviços, construir uma VPN era tecnicamente e financeiramente viável.

Em segundo lugar, o Warp será freemium — haverá uma opção paga, o Warp+, que oferecerá navegação ainda mais rápida com acesso à tecnologia Argo, que permite encontrar rotas mais inteligentes para o tráfego na web, e aos backbones virtuais privados da empresa.

Além disso, o post da Cloudflare argumenta que a VPN poderia ajudar no principal negócio da empresa, que é tornar a web mais rápida para os sites que pagam pelos seus serviços. Diz o texto:

Com o software sendo executado nos dois lados de uma conexão à Internet, podemos fazer otimizações significativas que, de outra forma, não seriam possíveis. De agora em diante, planejamos adicionar compressão diferencial de dispositivo local (pense em Railgun rodando no seu telefone), compactação de cabeçalho mais avançada, controle de congestionamento adaptável de forma inteligente e roteamento de vários caminhos. Todas essas coisas são mais fáceis de fornecer quando alguém está acessando um cliente do Cloudflare através do telefone que executa o Warp. Então, quanto mais pessoas instalam o Warp, mais valiosos os serviços centrais da Cloudflare se tornam.

Se você ficou interessado, é bom saber que o Warp ainda não está disponível para todo mundo. O serviço será disponibilizado aos poucos, por meio de uma fila de espera. Para “pegar sua senha”, você precisa baixar o app 1.1.1.1 (disponível tanto para Android como iOS) e tocar no ícone do Warp.

[Cloudflare]

You may also like...